Apresentarão no Sábado - 09 de Fevereiro - a partir das 21.00 Horas, na nossa Sede, o Espectáculo: "Próxima Estação", que combina circo, teatro, música e dança.
Aqui fica um resumo deste Grupo:
O Clube Cidadania
O Espectáculo “Próxima Estação”
O ser humano está sempre a aprender. A escola concede-nos aptidões como a leitura, a escrita e o cálculo. Também desenvolve a nossa personalidade, o nosso talento e as nossas capacidades. Igualmente importante, ensina-nos os nossos direitos e responsabilidades e guia-nos de forma a aprendermos a respeitar os outros e a viver em paz com eles.
(UNICEF, Uma Vida como a Minha)
1. O Clube Cidadania...
Há dois anos, um grupo de professores e de alunos da Escola Básica Integrada da Apelação (Concelho de Loures) com a Associação Mais Cidadania, deram início à criação do Clube Cidadania.
Nascendo do conhecimento das dificuldades socio-económicas de muitas das famílias da Freguesia da Apelação (com reflexo na escola), visa a criação de oportunidades de formação e ocupação de tempos livres como forma de combate à delinquência juvenil e à exclusão social.
Se os jovens integram o Clube na sequência de uma formação exigente (mas divertida) de dez semanas (adquirindo competências pessoais, sociais e técnicas) são os grandes protagonistas deste projecto, na medida em que, de forma progressivamente mais autónoma, vão conseguindo dar vida aos seus próprios projectos e actividades com o mote “Juntos por um mundo melhor...
2. Espectáculo “Próxima Estação”
Que estação é a tua Próxima Estação?
No princípio do ano lectivo passado, analisando alguns recortes de imprensa do roteiro para a inclusão social realizado pelo Senhor Presidente da República, em que o mesmo desafia a sociedade civil (sobretudo os jovens) a mobilizar-se, os jovens do Clube Cidadania pensaram em fazer algo ambicioso: um espectáculo que servisse de encontro entre a realidade da Apelação e a realidade de outros locais do país.
Nasceu o espectáculo “Próxima Estação: Que Estação é a tua próxima Estação?”.
Utilizando a linguagem do teatro, dança, circo e música, o espectáculo prende os espectadores num movimento que desemboca na única solução: a solidariedade.
Estreado em Lisboa no dia 20/12/2006 (IPJ) foi já apresentado em Braga (encontro nacional Estudantes guineenses), Montoito (Alentejo), Alameda das Universidades (organização ACIDI/ ISU) e Loures (conclusão primeiro período do ano lectivo 2007/ 2008).